7 hábitos simples de adotar, para diminuir seu risco de diabetes

Fazer mudanças no seu estilo de vida podem ajudar a tomar o controle da diabetes e ainda manter o açúcar no sangue sob controle. E estas mudanças nem precisam ser drásticas. Uma perda de peso, mesmo que modesta, por exemplo, podem trazer grandes benefícios.

Aqui estão sete estratégias simples para melhorar sua saúde: Tente um de cada vez e adicione-as em sua rotina conforme você se sentir pronto. Dia após dia, pouco a pouco, você vai reduzir o risco de diabetes e desenvolver hábitos mais saudáveis ​​em sua vida.

 

images (1)1.  CONTROLE SEU PESO

Controlar o seu peso é umas das atitudes mais eficazes para  melhorar o seu nível de açúcar no sangue e reduzir o risco de desenvolver diabetes. Segundo estudos, pessoas extremamente obesas ficam 70% menos propensas a desenvolver diabetes quando perdem apenas 5% do seu peso – mesmo sem se exercitar. Se você pesa  80 kg, isso é menos de 5 quilos. Então, perder uns quilinhos, mesmo que menos de 5kg, podem  fazer a diferença  no tratamento contra a diabetes.

 

no-food2. EVITE O FAST-FOOD

Você até pode dar uma escapadinha e comer um “fast-food” uma vez ou outra, mas cuidado para não tornar esse um hábito comum, pois as chances de desenvolver ou agravar diabetes se intensificam com muito mais facilidade. Isso foi o que os cientistas da Universidade de Minnesota descobriram depois que eles estudaram 3.000 pessoas, entre 18 e 30 anos, durante 15 anos. No início, todos estavam em um peso normal. Mas aqueles que comiam fast-food mais do que duas vezes por semana ganharam mais de 10 quilos e com isso desenvolveram duas vezes mais a taxa de resistência à insulina – os dois principais fatores de risco para diabetes tipo 2 – em comparação com aqueles que comiam apenas uma vez por semana.

Além do “combo” para as porções enormes, muitas refeições de fast-food são carregadas com gorduras trans não saudáveis ​​e carboidratos refinados, o que pode aumentar o seu risco de diabetes, mesmo se o seu peso permanecer estável. Por isso, procure sempre manter um saquinho de uma mistura de aperitivos leves,como grãos, nozes, frutas secas e cereais integrais em sua bolsa, no caso de bater aquela fominha. Nozes são conhecidas por reduzir o açúcar no sangue.

 

images (6)3. TEMPERE SUA VIDA COM CANELA

Canela pode ajudar a controlar a taxa de glicose no sangue e ao mesmo tempo adicionar um pouco de doçura em sua alimentação. Pesquisadores alemães estudaram 65 adultos que possuíam diabetes do tipo 2, alguns  tomaram uma cápsula contendo o equivalente a 1 grama de pó de canela e outros placebo três vezes ao dia durante 4 meses. No final, a canela reduziu cerca de 10% do açúcar no sangue enquanto aos que utilizaram o placebo melhoraram apenas 4%. Compostos na canela podem ativar as enzimas que estimulam os receptores de insulina. O tempero também mostrou que ajuda a reduzir  gorduras,  colesterol e triglicérides no sangue – que podem contribuir para o risco de diabetes.

 

Woman Sleeping Peacefully4. TENHA UMA BOA NOITE DE SONO

Acerte o tempo do sono. Segundo um estudo realizado na Universidade de Yale, com 1.709 homens, foi descoberto que aqueles que regularmente tem menos de 6 horas de sono dobraram o risco de ter diabetes, e aqueles que dormiam mais de 8 horas tiveram suas chances triplicadas. Estudos anteriores já haviam mostrado resultados semelhantes nas mulheres. Quando você dorme pouco ou durante um longo período o seu sistema nervoso fica em estado de alerta. Isto interfere com os hormônios que regulam o açúcar no sangue. Para uma boa noite de sono evite cafeína após a tarde, e evite assistir TV tarde da noite. Dormir demais pode ser sinal de depressão ou um distúrbio do sono tratável, então fale com o seu médico.

 

Graos5. SEJA UM CONHECEDOR DE CEREAIS

O cereal certo pode ajudá-lo a emagrecer e a manter estável a taxa de glicose no sangue. A ingestão de grãos inteiros tem sido associada a menores taxas de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e até câncer de mama.

Grãos integrais afetam favoravelmente os níveis de glicose no sangue, o que significa que eles não causam oscilações de açúcar no sangue e  inibe o desejo de comer mais. Escolha seus grãos prediletos  e faça uma granola caseira.

 

images (7)6. DESESTRESSE

O estresse crônico não é agradável  pra você nem para pessoas ao seu redor – e muito menos para a taxa de glicose no sangue . Quando você está estressado, seu corpo está preparado para entrar em ação. Seu coração bate mais rápido, a respiração acelera, e os seus níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente. “Sob estresse, seu corpo entra em modo de luta ou fuga, elevando os níveis de açúcar no sangue para prepará-lo para a ação”, diz Richard Surwit, PhD, autor de A Revolução Diabetes Mente-Corpo. Se as células são resistentes à insulina, o açúcar se acumula no sangue sem ter para onde ir – levando a níveis cronicamente elevados. Gerenciamento do estresse pode ajudá-lo a recuperar o controle. Experimente estes relaxantes comprovados: Comece o seu dia com Yoga ou uma caminhada. Faça três respirações profundas e lentas antes de atender o telefone, ligar o carro, ou qualquer outra atividade. Reserve o domingo como um dia de descanso para se divertir com sua família ou amigos.

 

images (9)7. DEIXE SEU CARRO ESTACIONADO

E ande o tanto que puder todos os dias. Você vai ser mais saudável. Segundo um estudo finlandês pessoas que se exercitam mais ou até 4 horas por semana, ou cerca de 35 minutos por dia, tem um declínio de 80% no risco de adquirir ou agravar a diabetes – mesmo sem perder nenhum peso.

Por que andar é tão maravilhoso? Estudos revelam que o exercício ajuda o corpo a utilizar a insulina de forma mais eficiente , e consequentemente aumenta o número de receptores de insulina em suas células. A insulina ajuda a mover a glicose no sangue para as células , que é necessária para fornecer energia e nutrição. Caso contrário , ela só se espalha pela sua corrente sanguínea, formando uma resina nas paredes dos vasos sanguíneo, causando sérios problemas de saúde.

 

Como você diminui o risco de ter ou controla sua diabetes? Compartilhe nos comentários!

6 comentários em “7 hábitos simples de adotar, para diminuir seu risco de diabetes

  1. Olga Subtil Pessotti :

    Trato-me com uma Médica Geriatra, pois minha glicose estava em torno de 200, 180, pois não abaixava, ultimamente receitou tanto remédio, inclusive 3 comprimidos de glifage com 500 mg por dia, pois estou monitorando a glicemia na U.S local a pedido dela, desceu para HCT 103 mg/dl, mas está me dando muito mal estar.

    • Love :

      i am diabetic and 22 years old (i’ve had type 1 since i was 8) .i have a drink oacisconally, but i dont drink beer (loaded with carbs) i usually drink sugar free redbull and vodka .it has never had much of an effect on my blood sugar but then again i dont let myself get drunk so i dont lose control. i had a diabetic friend die at the age 17 due to the fact that she funnelled way too many beers at a party and passed out and no one realized her blood sugar had shot up above 1000 and she flat lined and never came out of a coma. everything should be done in moderation.

  2. DAGMAR BELLO SCHMIDT :

    tenho diabete tipo 2, sou gorda, pressão alta, quais seriam os grãos que poderiam me ajudar a perder um pouco a ansia de comer, e me ajudar a baixar a diabete????

    • São muitos os grãos que podem ajudar, dê preferencia aos inteiros. Aconselho você procurar uma nutricionista para que ela indique os melhores e mais fáceis de achar em sua região e também para que encaixe da melhor forma na dieta.

  3. Angelica :

    Gostaria que vocês me mandarem dietas pois estou fazendo dietas de frutas, legumes e as vezes macarrão. perfdo 7 Kilos em 4meses. mais estou preoculpada como devo evitar para não ficar com diabet, pois reduzi os doces, e o meu grande problema!!

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