Sem mais desculpas para evitar a salada

Os benefícios que as saladas trazem para sua saúde são de extrema importância. O consumo diário de folhas e legumes previnem doenças e complicações e também proporcionam uma alimentação leve, nutritiva e saudável. Por isso, é aconselhável a ingestão de vegetais crus, já que o cozimento elimina uma parte dos nutrientes.

Vale apena ressaltar: ao inserir uma boa quantidade de vegetais, principalmente de folhas, em suas refeições, controlar o peso fica muito mais fácil, pois esses alimentos saciam mais a fome e são de baixa caloria. Por isso sugerimos o seu consumo como entrada, pois assim ela aumenta a saciedade e reduz o consumo de alimentos mais calóricos.

E já que estamos no Brasil, um país tropical, o ideal é aproveitarmos  toda a variedade de frutas, verduras e legumes que ele tem a nos oferecer, principalmente agora que estamos no verão. Com as temperaturas mais elevadas, a salada passa a ser ainda mais apreciada. É um alimento que hidrata, por possuir grandes quantidades de água e nutrientes, seu modo de preparação é fácil e também estimula na digestão, o que evita a sensação de estômago cheio e moleza pós refeição.

Então aqui vai uma dica preciosa e muito deliciosa, para você que reclama que não possui tempo e nem paciência de preparar o seu mix de vegetais todos os dias: Salada em potes de vidro. Com ela você pode montar os mais variados tipos de salada, e ainda fazer um prato muito bonito, colorido e diversificado, além de poder reaproveitas potes de vidros.

 

Montagem:

1. Comece pelo molho. Pode colocar limão, azeite, mostarda, parmesão, molho tártaro, vinagre. Cuidado apenas com exageros nessa parte.

 

2. Logo acima coloque os ingredientes pesados que podem suportar o molho, como rabanetes, cenouras, cebolas, feijões, grão de pico, soja, cogumelos, etc.

 

3. Agora entram os ingredientes pesados que não podem tocar diretamente o molho, para não ficarem mais propensos a azedar. Nessa camada entram ingredientes como: tomates, pepino, brócolis, couve-flor.

 

4. Essa camada é a dos acompanhamentos para dar mais um gostinho na salada. Você pode colocar milho, ervilha, palmito, azeitona, cebolinhas, e, pra quem gosta, frutas secas como passas.

 

5. E para finalizar, uma última camada bem generosa de folhas. Como alface, repolho, acelga, rúcula entre outras variedades de acordo com seu gosto.

 

É importante fechar bem o vidro, para melhor conservação dos alimentos. Abra novamente apenas quando for consumir. Agitar o vidro antes de consumir garante a mistura do molho com todos os ingredientes. Carnes, peixes, atum, frango não devem ser colocados, prepare à parte na hora de comer. Para a salada durar mais é interessante que os alimentos estejam frescos na hora da montagem, então a dica é: faça as saladas de vidro no mesmo dia que for a feira.  A duração média é de no máximo 7 dias.

 

8

3 comentários em “Sem mais desculpas para evitar a salada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *